Notícias | IPT abre inscrições para seu primeiro programa de especialização de inovação tecnológica para empresas

IPT abre inscrições para seu primeiro programa de especialização de inovação tecnológica para empresas

15/05/2014

resas podem aprender a inovar? Para contribuir ao incremento de inovação no setor produtivo, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está lançando um programa de especialização em Inovação Tecnológica em Organizações, com foco em Contexto, Incentivos e Ferramentas. O objetivo principal é subsidiar e tornar viável o processo de inovação em organizações nas quais o tema é considerado uma questão de sobrevivência, e destina-se aos profissionais envolvidos tanto em atividades de inovação quanto no desenvolvimento tecnológico das organizações, incluindo empresários, diretores, gerentes, coordenadores de áreas e consultores.

O curso irá promover o debate sobre os fundamentos teóricos e as técnicas analíticas de concepção, planejamento e implantação de estratégias de inovação e desenvolvimento tecnológico nas empresas. O programa será composto de 13 disciplinas, em um total de 364 horas-aula, em um período de 15 meses (incluindo a entrega da monografia). As aulas presenciais irão ocorrer duas vezes por semana, no período das 19h00 às 22h30, no campus do IPT localizado em São Paulo na Cidade Universitária.

O conteúdo do curso incluirá disciplinas transversais (Sistemas de Inovação e Política de C&T&I no Brasil; Padrões Setoriais e Geográficos da Inovação), ferramentas (Informação Tecnológica em Base de Dados de Patentes; Legislação da Inovação Tecnológica e da Política de Propriedade Industrial e seu Impacto na Negociação de Projetos de P&D&I; Técnicas de Prospecção Tecnológica; Valoração de Tecnologias; Plano de Negócios para Empresas Inovadoras; Conceitos e Ferramentas de Apoio à Gestão de Portfólio e de Projetos de Inovação Tecnológica; Inovação, Estratégia e Modelos de Negócios) e auxílio para a elaboração de trabalho de pesquisa (monografia), por meio de prospecção das informações, elaboração de referências bibliográficas de textos monográficos e metodologia de pesquisa.

O curso tem previsão de início no dia 4 de agosto de 2014, com divisão das aulas em três períodos, e conclusão (entrega da monografia) em 30 de outubro de 2015. O valor do curso pode ser parcelado em 24 mensalidades de R$ 1.250, e as inscrições estarão abertas até 30 de junho. Os critérios de seleção serão a avaliação do currículo e do perfil do candidato; entrevistas com os candidatos; carta de recomendação da empresa e domínio de leitura em língua inglesa.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é parte relevante no cenário de C&T&I no estado de São Paulo e em todo o Brasil, atuando basicamente em quatro grandes áreas: inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico; e informação e educação em tecnologia. “Inovação tecnológica é a pedra fundamental do crescimento econômico e sucesso de empresas e países, mas no Brasil a relevância da área de Ciência e Tecnologia, e mais recentemente Inovação, no contexto das políticas públicas, não ocorreu de forma linear e consistente como em outros países desenvolvidos e em desenvolvimento”, explica a pesquisadora e assessora da diretoria do IPT, Conceição Vedovello. “Está crescendo, no entanto, a percepção do governo, do setor empresarial público e privado e da própria área de C&T&I da importância dos processos de inovação para o aumento da competitividade do setor produtivo”.

SERVIÇO – Mais informações sobre o curso pelo e-mail [email protected] e pelos telefones (11) 3767-4624/4226.

Fonte: IPT