Notícias | IPT: Creche ganha Associação e garante manutenção do benefício

IPT: Creche ganha Associação e garante manutenção do benefício

27/03/2015

Mais um importante passo foi dado na manutenção do benefício da creche para as trabalhadoras do IPT. Em fevereiro, uma assembleia instituiu a Associação de Pais e Funcionários (APEF) com o objetivo de credenciar a creche do IPT junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Sem o credenciamento, o benefício poderia, por exemplo, ter uma redução na faixa etária de atendimento, que atualmente é de 0 a 5 anos e 11 meses.

A continuidade do serviço era discutida todos os anos na campanha salarial dos empregados do Instituto. E, por diversas vezes, existiram tentativas de diminuição do atendimento e redução no benefício. Para o SINTPq, a certificação traz tranquilidade as mães que todos os anos lidavam com a insegurança de perder a creche.

O benefício é oferecido às trabalhadoras há mais de 33 anos e já atendeu mais de 670 crianças nesse período. Em 2011, uma Comissão de Mães foi novamente constituída para representar o conjunto das trabalhadoras. A partir de 2013, a comissão, em parceria com o SINTPq, com o Conselho de Representantes dos Funcionários do Instituto, da Direção de Pessoas e Sistemas e outras áreas de apoio, ampliou suas ações em prol da creche, com o intuito de colocar para a comunidade de trabalhadores a importância do serviço no cuidado e educação infantil das crianças. As discussões e ações resultaram na criação da APEF.

Na atual campanha salarial, data-base 1º de junho de 2015, foi incluída na pauta de reivindicações dos ipteanos e ipteanas a extensão do benefício para os trabalhadores do sexo masculino. Atualmente, apenas as funcionárias mães podem utilizar a creche.

Associação de Pais e Funcionários (APEF) – Creche do IPT

CONSELHO DELIBERATIVO:
Presidente: Marilene Magri
Secretário: Adriana Katsuno
Conselheiros: Christiane Grecco Ivanaskas Fernandez, Débora Picca Aronchi e Karina Meschini Batista Geribello Porto

CONSELHO FISCAL:
Presidente: Ana Paola Villalva Braga
Conselheiros: Fabiana Miranda de Arruda Reis e Ricardo Augusto Costa

DIRETORIA EXECUTIVA:
Diretor Executivo: Luciana Casciny Pacífico
Vice-Diretor Executivo: Cláudia Yuri Mizuta Prudêncio
1º Secretário: Priscila Melo Leal Menezes
2º Secretário: Fabiana da Rocha Cleto
Diretor Financeiro: Suzana Santos Costa Barroso
Vice-Diretor Financeiro: Gislaine Maria Bragagnolo Nunes
Diretor Social/Cultural: Francisca Feliciano Barboza