Notícias | Número de projetos da Unidade EMBRAPII CPqD cresce 133% em 2017

Número de projetos da Unidade EMBRAPII CPqD cresce 133% em 2017

17/01/2018

O número de projetos da Unidade EMBRAPII CPqD registrou crescimento de 133% no último ano, em comparação a 2016. Em relação aos valores dos projetos, o aumento foi de 43% no período. As informações são do portal iPNews, especializado em negócios e tecnologia.

Em entrevista ao portal, o coordenador técnico da Unidade EMBRAPII CPqD, Marcelo Fogolin Calori, comentou: “Isso significa que, apesar de ter sido um ano difícil, as empresas enxergam a inovação como um fator importante para manter a competitividade, e até sua própria sobrevivência, no mercado”. Segundo ele, algumas iniciativas contribuíram para estimular o acesso de um número maior de empresas à inovação tecnológica, no decorrer do ano passado. 

Uma delas foi o contrato firmado, no início de 2017, pela EMBRAPII com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, com o objetivo de facilitar a obtenção de recursos subsidiados por esse segmento. Calori revela que cinco projetos iniciados em 2017 pela Unidade EMBRAPII CPqD foram fechados a partir desse acordo – entre eles, um projeto internacional de inovação na área de cidades inteligentes, que envolve o Hospital Israelita Albert Einstein, a fábrica de software Indústria-i, de Minas Gerais, e as instituições e empresas britânicas Future Cities Catapult, Space Syntax e Inavya Ventures.

Calori ressalta, ainda, que os resultados positivos obtidos em vários projetos concluídos em 2017 estimularam as empresas parceiras a contratarem a Unidade EMBRAPII CPqD para novos trabalhos. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a Taggen, de Campinas, a Exati, de Curitiba, e a Furukawa. Além disso, diversos projetos geraram patentes depositadas no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial e pedidos de registro de software – ao todo, foram 28.

A EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial oferece recursos financeiros não-reembolsáveis para a implantação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), em parceria com empresas. Atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. No período de três anos, compreendido entre 2015 e 2017, a EMBRAPII financiou 369 projetos de inovação desenvolvidos em todo o país, num total de R$ 600 milhões.

Informações e redação: iPNews/Caio Alves