Notícias | Primeiro ACT da Cargill negociado pelo SinTPq tem aumento real

Primeiro ACT da Cargill negociado pelo SinTPq tem aumento real

17/01/2012

A Cargill entrou para a base do SinTPq em 2011,  sua primeira campanha salarial representada pelo Sindicato foi encerrada na última sexta-feira, dia 13. Para os trabalhadores da unidade de Campinas, o reajuste total foi de 8%, senod 1% de aumento real e a reposição da inflação. 

O  Aordo Coletivo de Trabalho, aprovado por unanimidade, tem validade retroativa a data-base, 1º de novembro, e vigora até 31 de outubro de 2012.

Confira os principais itens da pauta:

  • Auxílio creche

Item novo no ACT,  as mulheres agora receberão o auxílio durante 16 meses e seu valor será de 20% do piso salarial da empresa, hoje em R$ 800.

Vale alimentação

É um novo benefício e tem o valor de R$ 50. Também será retroativo à novembro

 

  • Vale refeição

A Empresa reajustará conforme pesquisa de mercado a ser feita no início de 2012, porém se recusando a tratar no ACT.

 

  • Banco de horas

O banco de horas entrou na campanha salarial a pedido dos trabalhadores. As regras de funcionamento não serão registradas no ACT 2011/2012 e sim em um contrato separado, que também será oficializado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Já os valores praticado por hora extra serão registrados no documento principal. Veja abaixo os valores:

  • 70% da hora normal de segunda a sábado;
  • 100% da horas aos domingos e feriados.

 

  • PLR

Anualmente a participação nos lucros e resultados é paga aos profissionais. O período de referência é sempre de junho a maio e o pagamento efetivado em junho.  

Este ano, dois acordos de PLR devem ser assinados: o primeiro é referente à 2011/2012 – período já em curso; o segundo é referente à 2012/2013  e nele será possível debater sobre os procedimentos e metas do plano, a discussão do PLR será feita pelo SinTPq com os trabalhadores.

Para o sucesso do ACT e do acordo de PLR é fundamental a associação dos trabalhadores ao sindicato porque fortalece o sindicato e dá a devida dimensão do quanto os trabalhadores estarão engajados nessa luta.