Notícias | Segundo DEST, PCRC deverá ser discutido com a AMAZUL

Segundo DEST, PCRC deverá ser discutido com a AMAZUL

05/06/2014

forme divulgado em boletim anterior, o SINTPq se reuniu nesta quarta-feira (04) com o DEST, em Brasília, para discutir os impactos e possíveis alterações no Plano de Carreira, Remuneração e Cargos (PCRC) dos trabalhadores da Amazul. Após uma longa reunião, o DEST reafirmou sua posição em relação ao PCRC, enfatizando que o sindicato deve discutir com a empresa os problemas apontados e que a mesma poderá encaminhar as correções necessárias, conforme explicações abaixo:

Quinquênio – O DEST aprova a proposta da empresa, que incorpora o quinquênio no Plano, extinguindo-o. De acordo com o Departamento, a incorporação do benefício é uma prática usual e moderna nos planos de carreira. Para o SINTPq a incorporação, moderna ou não, privilegia a meritocracia em detrimento da experiência e tempo de casa dos trabalhadores.

Termo de adesão – A proposta de redação do termo foi feita pela Amazul. Questionado sobre a palavra renunciar que consta no documento, o DEST afirmou que está aberto a analisar uma nova redação se assim a Amazul encaminhar.

Retroatividade do PCRC a janeiro – O DEST não concorda com o pleito, sob a alegação de que em outras empresas os novos planos de carreira passaram a valer a partir da aprovação pelo Departamento.

Reajuste de 5,91% sobre o novo PCRC - Segue a linha de raciocínio anterior, ou seja, não irão aplicar a retroatividade de janeiro na tabela do mês de abril.

Questões apontadas em informativo anterior, como problemas na nomenclatura de concursados e enquadramento de trabalhadores no Plano deverão ser discutidas diretamente com a empresa.

O SINTPq irá procurar a direção da Amazul novamente para discutir os apontamentos levantados junto ao DEST. Uma nova assembleia geral será convocada na próxima semana para que todos os trabalhadores possam deliberar sobre a homologação ou não pelo sindicato no termo de adesão.

Campanha Salarial – Aguardamos ainda uma posição da Amazul em relação à implantação do vale-refeição nos doze meses do ano.