Notícias | SINTPq e CNPEM discutem reclamações de trabalhadores em reunião amanhã

SINTPq e CNPEM discutem reclamações de trabalhadores em reunião amanhã

05/04/2017

Após 22 dias de cobrança por parte do Sindicato, a direção do CNPEM finalmente se prontificou a abrir diálogo sobre as denúncias de incoerências no plano de carreira e na contratação de novos profissionais com salários e cargos superiores aos atuais trabalhadores que exercem as mesmas funções. Representantes do SINTPq e do Centro se reúnem amanhã (06), às 14h, na sede da empresa, para tratar das reclamações feitas pelos funcionários no mês de março.

Outro ponto motivo de queixas dos trabalhadores nas últimas semanas e que também será abordado na reunião é a irregular conduta da empresa em relação ao pagamento do Abono Pecuniário. Segundo denúncias de diferentes profissionais, ao ser questionada sobre o abano, a direção da empresa afirmou que o exercício do mesmo depende de aprovação de superiores e outras questões burocráticas. Tal afirmação é totalmente incorreta. O Abono Pecuniário é um direito garantido por lei, conforme artigo 143 da CLT.

Art. 143 É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977 (Vide Lei nº 7.923, de 1989)

O Sindicato espera que a direção do CNPEM apresente explicações aos seus profissionais e permita que a situação seja resolvida através do diálogo. Após a reunião, os funcionários serão informados de seu resultado e novas ações, se necessárias, serão discutidas.