Notícias | SINTPq participa de agenda com a ministra da ciência, tecnologia e inovação

SINTPq participa de agenda com a ministra da ciência, tecnologia e inovação

Em conversa com a ministra Luciana Santos, o presidente do SINTPq destacou pontos importantes para a categoria e a CT&I nacional

30/03/2023

Na tarde desta quinta-feira, dia 30, o SINTPq participou de um evento com Luciana Santos, ministra da ciência, tecnologia e inovação. A agenda aconteceu em Campinas e também contou com a participação de José Roque, diretor geral do CNPEM, e de Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPQD.

O presidente do sindicato, José Paulo Porsani, conversou com a ministra e, entre outros assuntos, reforçou a importância das instituições e fundações de pesquisa financiadas com recursos públicos também contarem com representantes eleitos pelos trabalhadores em seus conselhos administrativos, assim como acontece nas estatais.

Ao término do evento, a ministra discursou para os presentes. Em sua fala, Luciana Santos ressaltou a importância dos investimentos em pesquisa para que o país não seja dependente de insumos e tecnologias externas, sobretudo em momentos críticos, como visto na pandemia. A ministra também destacou algumas das ações do MCTI nesses três meses de governo, como o reajuste das bolsas de pesquisa e o início de políticas voltadas para a inserção feminina no setor tecnológico/científico.

O presidente do SINTPq também aproveitou o evento para dialogar com lideranças do CNPEM e do CPQD, que são importantes centros de pesquisa integrantes da base de representação do sindicato. Porsani também compartilhou ideias de projetos com os reitores da PUC-Campinas e da Unicamp, os senhores Germano Rigacci Júnior e Antonio José de Almeida Meirelles. Vereadores de Campinas também estiveram presentes e dialogaram com o sindicato, sendo eles: Paolla Miguel (PT), Paulo Búfalo (Psol), Cecílio Santos (PT) e Gustavo Petta (PCdoB).

Depois da atividade, a ministra partiu para uma visita ao CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), que abriga o acelerador de partículas Sirius e também está localizado em Campinas. Luciana Santos percorreu as instalações e pôde conferir de perto essa que é a maior estrutura científica do país.