Notícias | SinTPq pede agilidade às empresas para Campanha Salarial

SinTPq pede agilidade às empresas para Campanha Salarial

26/09/2011

Para agilizar o Acordo Coletivo de Trabalho de 2011, o SinTPq realizou as assembleias iniciais da Campanha Salarial em oito, das 18 instituições representadas, com três meses de antecedência da data-base. Com as pautas aprovadas, solicitou as empresas reuniões para dar andamento as negociações. Quase 30 dias se passaram e apenas o Venturus e a Facti agendaram o encontro.

Os trabalhadores não podem ser prejudicados com os atrasos das negociações e portanto o SinTPq solicita as empresas que se manifestem sobre a garantia da data-base e início das reuniões para que começem o processo negocial. A garantia de data-base é necessária para que caso as negociações ultrapassem o período previsto, os trabalhadores não sejam prejudicados, pois terão seus benefícios retroativos.

Quando a negociação se extende, os profissionais terminam por avaliar a contra-proposta da empresa sob a pressão do tempo. “A situação começa a preocupar, pois sabemos que o ideal é que cheguemos na data-base com o acordo coletivo resolvido.Este é o melhor cenário para os profissionais”, comenta Paulo Porsani, presidente do SinTPq. 

 

Empresa         
Data-base         


Aprovação da pauta
de reivindicação
 

Situação


Daitan
 
1° novembro 17 de agosto

Garantiu a data- base, mas não
marcou a reunião de negociação


Facti
 

1° janeiro  22 de agosto Reunião agendada para 29 de setembro


CPqD

1° novembro 24 de agosto Sem retorno


Monsanto

1° novembro 29 de agosto Sem retorno


Freescale

1° novembro 29 de agosto Sem retorno


Venturus

1° novembro 30 de agosto Reunião realizada em 16 de setembro

Ipe
 
1° novembro 30 de agosto Sem retorno

Sidi
 
1° novembro 30 de agosto Sem retorno