Notícias | SINTPq recebe a visita do deputado federal Carlos Zarattini

SINTPq recebe a visita do deputado federal Carlos Zarattini

Há mais de 20 anos, o deputado é parceiro do sindicato na defesa da ciência e tecnologia nacional

17/08/2022

Nesta semana, o SINTPq recebeu a visita do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP). Parceiro do sindicado há mais de 20 anos, Zarattini defendeu a categoria em diversos momentos na Câmara dos Deputados e nas articulações do sindicato junto aos ministérios da ciência e da defesa. Ao gravar um recado para a categoria, o deputado destacou a importância da valorização do campo científico para o desenvolvimento nacional e para o resgate da nossa indústria.

Em maio de 2018, o deputado Zarattini viabilizou reuniões (foto) com representantes dos ministérios da defesa e do planejamento. O objetivo era discutir o então dissídio coletivo da Amazul, empresa pública responsável pelo desenvolvimento tecnológico do submarino nuclear brasileiro. Nesses encontros, o sindicato foi recebido pelo vice-almirante Barreto Rodrigues e pelo general Marco Rosa, ambos assessores do então ministro da defesa Joaquim Silva e Luna, e também pelo então secretário da SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), Fernando Soares, e por Christian Castro, na época diretor de política de pessoal e previdência complementar do Ministério do Planejamento.

Ainda em 2018, durante a greve realizada pelos profissionais da Amazul, Zarattini levou a luta dos trabalhadores para o plenário da Câmara. Denunciando a vexatória proposta de 0% de reajuste, o deputado criticou o descaso do então governo Temer para com a ciência nacional.