Notícias | Trabalhadores da FUSP aprovam proposta para ACT 2018/19

Trabalhadores da FUSP aprovam proposta para ACT 2018/19

02/05/2018

A campanha salarial 2018/19 da FUSP foi encerrada após decisão dos funcionários, que aprovaram as condições oferecidas para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A deliberação foi votada em assembleia no dia 26 de abril, na sede da empresa.

O novo acordo garante o reajuste salarial conforme o IPC-FIPE do período ou de 3%. Como o IPC-FIPE ainda não foi divulgado, a empresa propôs essa condicionante e assegurou a aplicação do maior índice. Na cláusula de ausências justificadas, presente no ACT, a FUSP concorda em incluir cinco dias para licença paternidade.

Os funcionários também terão 24 horas por semestre para acompanhamento de filhos, pais e companheiros em consultas médicas. Em relação às homologações, caso haja dispensa sem justa causa, elas serão feitas pelo sindicato, mediante solicitação do empregado.

O desfecho da campanha salarial obteve resultados positivos e garantiu a continuidade e melhoria de benefícios. Para que isso fosse possível, a mediação e o processo negocial realizado pelo SINTPq foram fundamentais.

As contrapropostas apresentadas são construídas em mesa de negociação, nas quais o sindicato atua representando os trabalhadores e defendendo seus interesses. A participação de uma representante eleita pelos funcionários nas rodadas negociais deste ano também contribuiu muito para o processo.

Para que as próximas campanhas salariais sejam vitoriosas, os funcionários devem ter em mente que a colaboração dos trabalhadores e a filiação ao sindicato são a única garantia de conquistas futuras, ou mesmo da continuidade dos benefícios já alcançados. Reflita sobre a sindicalização, converse com seus colegas e ajude o SINTPq a manter seu trabalho na FUSP.