Notícias | Trabalhadores são prejudicados com fechamento do gabinete odontológico do IPT

Trabalhadores são prejudicados com fechamento do gabinete odontológico do IPT

O IPT interrompeu o serviço odontológico sem oferecer uma alternativa aos tratamentos em andamento

19/12/2023

Alguns trabalhadores nos informaram que o gabinete odontológico do IPT foi fechado às pressas devido a rachaduras nas paredes do prédio. O Comunicado "IPT em 5 minutos" de 07.12.2023 confirma o fechamento, mas deixa em aberto o destino do benefício, trazendo incertezas e inseguranças sobre a continuidade desse importante benefício.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O IPT interrompeu o serviço odontológico sem oferecer uma alternativa aos tratamentos em andamento. Em 2022, durante reunião da comissão de benefícios, o IPT propôs substituir o gabinete odontológico por um plano odontológico, mas o sindicato foi frontalmente contra e, para variar, não foi ouvido.

É necessário recordar que a última pesquisa de satisfação de benefícios (SINTPq em 2022) revelou que o gabinete odontológico é altamente elogiado pelos usuários, e que não está incluído no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) entre o sindicato e a empresa.
Não há informação oficial sobre a contratação do plano odontológico, deixando os empregados sem tratamentos e sem perspectivas de ajuda.

A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO COLETIVA

O caso evidencia que somente a ação conjunta dos trabalhadores, por meio do ACT, garante benefícios. Confiar que a empresa se comprometa com a manutenção de benefícios praticados através de políticas de RH pode resultar na interrupção abrupta destes, sem explicações.

AÇÃO É NECESSÁRIA

Os empregados estão sem gabinete odontológico e plano odontológico, com tratamentos interrompidos e não há perspectivas de qualquer auxílio para a conclusão dos tratamentos dentários.

É hora de compreender que a mobilização coletiva é essencial para garantir os benefícios e assegurá-los em ACT.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

  • Faça sua denúncia à ouvidoria do IPT e ao canal de denúncias do SINTPq;
  • Compareça às assembleias convocadas pelo sindicato;
  • Articule-se com seus colegas em torno do sindicato para fortalecer a mobilização e garantir os seus direitos.

Políticas de RH não garantem seus benefícios.