Exposição “Línguas Africanas que Fazem o Brasil” destaca raízes culturais no português
Explora a influência das línguas iorubá, eve-fon e do grupo banto na formação do idioma e da cultura brasileira
20/09/2024
O Museu da Língua Portuguesa apresenta, até 31 de janeiro, a exposição "Línguas Africanas que Fazem o Brasil", destacando a influência das línguas iorubá, eve-fon e do grupo banto no português brasileiro. Com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, a mostra propõe uma experiência imersiva, com visitação de terça a domingo, das 9h às 16h30, e entrada gratuita aos sábados. O museu está localizado na Praça da Luz, 9, no Bom Retiro, São Paulo.
A exposição traz uma seleção diversificada de obras interativas e vídeos-instalação, incluindo trabalhos da artista visual Aline Motta, esculturas de Rebeca Carapiá, tecidos da designer Goya Lopes e uma obra do multiartista J. Cunha. A proposta é explorar como essas línguas africanas moldaram o vocabulário, expressões e a cultura do Brasil.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou online, com valores de R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia), sendo o espaço acessível para cadeirantes. A mostra celebra as raízes africanas e sua relevância na formação da identidade cultural brasileira.
Veja também
Ãltimos dias da exposição âMooca Judaica: Histórias e Memórias de uma Comunidadeâ
13/03/2026O público tem os últimos dias para visitar a exposição “Mooca Judaica: Histórias e ...
SINTPq convoca trabalhadoras e trabalhadores da base para o ato do 8 de Março
06/03/2026Neste domingo (8), o Dia Internacional da Mulher será marcado por mobilizações em diversas cidades ...
Banda dos Curumins realiza apresentação gratuita com o show âSons do Brasilâ
27/02/2026A Banda dos Curumins sobe ao palco do Teatro Leopoldo Fróes, no Centro Cultural ...













