Notícias | 1º de Maio em Campinas: Classe trabalhadora ocupa as ruas pelo fim da escala 6x1

1º de Maio em Campinas: Classe trabalhadora ocupa as ruas pelo fim da escala 6x1

Ato centralizado em Campinas pauta o combate à exaustão no trabalho e promove campanha de solidariedade ao povo de Cuba com arrecadação de medicamentos durante a mobilização.

24/04/2026

 

whatsapp_image_2026-04-22_at_11-57-17

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq), em conjunto com as centrais sindicais e movimentos sociais, convoca a classe trabalhadora para o ato unitário do Dia de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras. A mobilização acontece neste 1º de Maio, com concentração a partir das 9h no Largo do Pará, no Centro de Campinas.

A manifestação deste ano foca na resistência contra as agendas de retrocesso defendidas pelos setores de direita e extrema direita. 

Pautas centrais e combate à exploração

O eixo principal da mobilização exige o fim imediato da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem qualquer redução nos salários. Para o movimento sindical, enfrentar a exaustão física e mental é uma prioridade que dialoga diretamente com a produtividade e a saúde pública. Além das questões laborais, o ato pauta o combate ao feminicídio e a defesa de um modelo de sociedade socialista que priorize a vida sobre o lucro.

Solidariedade internacional

O evento também será um espaço de reafirmação do internacionalismo e da solidariedade entre os povos. O ato manifestará apoio ao povo de Cuba, denunciando os impactos dos embargos econômicos impostos pelos Estados Unidos. Durante a concentração no Largo do Pará, haverá um ponto de coleta de analgésicos, que serão enviados ao país como ajuda humanitária.

O SINTPq reforça que a força da classe trabalhadora reside na organização coletiva. A participação de cada trabalhador e trabalhadora é decisiva para demonstrar ao setor patronal e aos parlamentares que a luta por direitos é urgente e inegociável.

Serviço

Ato de 1º de Maio – Dia de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Data: 1º de maio (sexta-feira).

Horário: A partir das 9h.

Local: Largo do Pará, Centro, Campinas (SP).