Notícias | Amazul completa 10 anos e quem paga a conta da “festa” são os trabalhadores

Amazul completa 10 anos e quem paga a conta da “festa” são os trabalhadores

Assembleia está marcada para 24/08 na sede, CTMSP e CEA

15/08/2023

Concluídos os esclarecimentos junto à Amazul e os procedimentos da via negocial, o SINTPq agendou assembleia para 24 de agosto, próxima quinta-feira. Os encontros ocorrerão na sede, CTMSP e CEA, todos às 9h. Também haverá assembleia on-line no mesmo horário.

Enquanto os trabalhadores e trabalhadoras se preparam para votar uma contraproposta aquém das suas necessidades, a Amazul promove celebrações pelos seus 10 anos. Infelizmente, para os profissionais que constroem essa empresa com seu empenho e dedicação, não há muito para se comemorar.

Infelizmente, enquanto o Governo Federal anuncia investimentos de R$ 1,7 trilhão no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a Amazul tem sido incapaz de articular a chegada de recursos suficientes para melhorar as condições de trabalho e valorizar suas carreiras. Na base de representação do SINTPq, o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), por exemplo, já conseguiu R$ 1 bi de investimento do PAC.

Os anos passam, mas a desvalorização continua

Além da proposta de ACT apresentada não repor integralmente a inflação e não atender importantes reivindicações, a Amazul insiste em práticas agressivas em sua gestão de pessoas. Houve corte na periculosidade no RMB, prejudicando fortemente diversos profissionais. A empresa nunca aceitou retomar o transporte fretado no CEA e, se não fosse a ação do SINTPq que transcorre na justiça, não haveria esperanças de retorno do benefício.

Após diversas denúncias, o rancho segue servindo refeições de péssima qualidade. A correção do vale refeição está muito distante do necessário. Para repor as perdas acumuladas, o VR deveria ter um reajuste de ao menos 32%, sendo que a Amazul oferece apenas 5,33%.

Os empregados sofrem ainda com um plano de carreira que já não representa uma possibilidade de crescimento na empresa. Pelo contrário, o atual modelo provoca mais disparidade entre as carreiras e incentiva cada vez mais pedidos de demissão. Por todos esses fatores, o SINTPq lamenta que a empresa não priorize os trabalhadores enquanto principais peças da engrenagem que move todos os seus projetos.

Mudanças precisam ser aprofundadas

Sindicato e funcionários apostaram tudo na negociação e na postura da nova direção da Amazul e da SEST. Inegavelmente, houve melhora nas relações com a Secretaria, que nos governos anteriores sequer dialogava com o sindicato. Entretanto, isso não foi suficiente para garantir as melhorias necessárias para os trabalhadores.

Agora, para que avanços sejam alcançados, somente com mobilização dos funcionários para que a Amazul e a SEST reconsiderem suas posições. Reflita sobre as questões aqui levantadas, compartilhe este comunicado com seus colegas e traga suas considerações para a assembleia de 24/08. Será o momento em que todos e todas poderão escolher o melhor encaminhamento para a campanha salarial. Compareça, sua participação faz diferença.