Notícias | Amazul responde questionamentos e SINTPq convocará assembleia

Amazul responde questionamentos e SINTPq convocará assembleia

Dialogue com seus colegas sobre as condições apresentadas e leve suas considerações para a assembleia

14/08/2023

amazul

A Amazul respondeu aos questionamentos do SINTPq e dos trabalhadores sobre a contraproposta. Com isso, o sindicato definirá a data e horários da assembleia junto aos seus diretores e enviará convocação o mais rápido possível. As perguntas enviadas pelo SINTPq e as respostas da Amazul estão disponíveis abaixo.

Compartilhe o link convite deste grupo com seus colegas para que eles passem a receber as informações: https://chat.whatsapp.com/E35WnJKSEpr04S8Tgq3GLs

Dialogue com seus colegas sobre as condições apresentadas e leve suas considerações para a assembleia. A participação ativa de todos é fundamental para um resultado representativo na campanha salarial.

Respostas

• É intenção da empresa que a data base do ACORDO COLETIVO DE TRABALHO PARA FIXAÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO EM TURNO ININTERRUPTO DE REVEZAMENTO seja diferente do ACT principal?

Amazul: A alteração da data base contempla todos os empregados. 

• Cláusula Terceira - Esclarecer o conteúdo do Parágrafo Único.

Amazul: A extensão de 0,91% será garantida a título de compensação pela postergação da data-base, e será considerado no novo processo negocial referente ao ACT2024, cabendo ressaltar que não há qualquer indicação sobre os futuros índices.

• Item 8.3 - No caso de empregados aposentados, a Empresa não efetuará o pagamento do benefício de salário por afastamento durante o período referido no item 8.1. Na última reunião de negociação, houve o entendimento de que o item 8.3 seria corrigido contemplando os Empregados aposentados. Por que não houve alteração? A Amazul quer retirar um direito praticado há muito tempo para os empregados aposentados?

Amazul: Em relação aos aposentados, a intenção da empresa é complementar o salário por afastamento, considerando o benefício que já vem sendo recebido pelo INSS.

• “Cláusula Vigésima Segunda - Compensação De Pontes De Feriados - As partes concordam com a compensação dos dias de “pontes de feriados”, prorrogando a jornada diária conforme calendário aprovado neste acordo.”. O Recesso de final de ano não deveria fazer parte do texto para explicitar a compensação deste período também? Qual é o “calendário" referido na Cláusula vigésima segunda? Ele será anexado ao texto do ACT? O calendário não precisará ser redefinido pela mudança da data base?

Amazul: Quando houver recesso e pontes de feriados, estas compensações já estarão consignadas no calendário de trabalho da empresa, o qual será enviado, oportunamente, ao Sindicato e aos empregados. Ademais, é intenção da empresa propor o futuro calendário considerando o período de 01JAN2024 a 31MAR2025

• Item 23.1.14 - O banco de horas não se aplicará aos empregados isentos da marcação de ponto (artigo 62 da CLT) e aos empregados submetidos a regime de turno diferenciado. Qual a posição da empresa em relação aos empregados que exercem a função de motorista, não se aplicará o banco de horas?

Amazul: Os empregados motoristas poderão optar entre compensar ou receber as horas-extras em razão das particularidades das atividades.

• Definir os termos "jornada regular", "jornada diária", "jornada normal", "horas extras” que aparecem no item 23.1.

Amazul: Foi proposta alteração visando a unificar o termo jornada regular que é exatamente a jornada prevista no contrato de trabalho, conforme estabelecido no subitem 23.1.15