Notícias | Amazul sinaliza reajuste abaixo da inflação e buscará nova reunião com a SEST

Amazul sinaliza reajuste abaixo da inflação e buscará nova reunião com a SEST

A primeira reunião negocial da campanha salarial 2022, realizada na manhã e tarde de terça-feira (29), iniciou as discussões sobre o reajuste salarial e os itens da pauta reivindicatória.

30/03/2022

A primeira reunião negocial da campanha salarial 2022, realizada na manhã e tarde de terça-feira (29), iniciou as discussões sobre o reajuste salarial e os itens da pauta reivindicatória. A empresa afirmou que, até o momento, só possui 40% da inflação do período para oferecer, o que equivaleria a aproximadamente 4,00%, de acordo com o IPCA.

Em relação à correção dos benefícios econômicos, como vale alimentação e creche, a empresa alegou que a LDO 2022 (Lei de Diretrizes Orçamentárias) não permite reajustes. Sobre os demais itens da pauta reivindicatória, a direção da Amazul afirmou que sua referência é a CLT e que, portanto, não fará nenhuma alteração em benefícios que estão acima da legislação.

Os representantes do SINTPq argumentaram com base nas perdas salariais, que estão cada vez maiores em decorrência da disparada inflacionária. Além disso, o sindicato defendeu cada item demandado na pauta, alertando a empresa sobre a necessidade de uma política que priorize seus recursos humanos, uma vez que está perdendo funcionários.

Em resposta aos posicionamentos do SINTPq, a empresa afirmou que buscará uma nova reunião com a SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais). Assim que esse diálogo com a Secretaria ocorrer, outra reunião negocial entre sindicato e empresa será marcada. Até lá, o SINTPq conclama os trabalhadores e trabalhadoras a discutirem conjuntamente a provável necessidade de novas mobilizações coletivas.

A inflação não para de avançar e a Amazul apresentou sinalizações nada positivas até o momento. Dessa forma, a possibilidade de paralisações e greve não pode ser descartada. O SINTPq seguirá cobrando agilidade da Amazul para que as negociações sejam retomadas rapidamente. A expectativa é de que um cenário melhor seja apresentado na próxima reunião, evitando a necessidade de novos embates.

Assim que novidades estiverem disponíveis, os profissionais da Amazul serão informados. Acompanhe os próximos comunicados, dialogue com seus colegas e fortaleça o engajamento da campanha salarial. Esse é o único caminho para a obtenção de resultados vitoriosos. #JuntosSomosMaisFortes