Notícias | Apenas 14% das empresas de eletroeletrônica seguem inteiramente em home office, aponta estudo

Apenas 14% das empresas de eletroeletrônica seguem inteiramente em home office, aponta estudo

71% das empresas pesquisadas já iniciaram o retorno ao regime presencial, mesmo que seja de forma híbrida.

11/04/2022

A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) realizou uma pesquisa, entre os dias 28 de março e 04 de abril, com 50 empresas do setor de eletroeletrônica para atualizar as informações sobre a adoção do trabalho remoto (home office) com trabalhadores que não estão ligados diretamente ao processo produtivo, devido à pandemia de Covid-19.

Esse foi o quinto levantamento sobre esse tema realizado pela Abinee, lembrando que o primeiro ocorreu em novembro de 2020, o segundo em julho de 2021, o terceiro em outubro de 2021 e o quarto em fevereiro de 2022.

Conforme essa sondagem, 44% das entrevistadas estão trabalhando totalmente em regime presencial. Destaca-se que esse percentual vinha crescendo no decorrer desses levantamentos, porém caiu em fevereiro de 2022 (35%) devido ao rápido avanço da variante Ômicron em janeiro deste ano.

Porém, a partir de fevereiro foi observada redução de casos e mortes por covid-19 e a Ômicron começou a perder força. Com isso, o percentual de empresas que estão trabalhando totalmente em regime presencial voltou a aumentar, passando de 35% em fevereiro para 44% em abril.

Destacou-se também a redução no percentual de empresas que estão trabalhando integralmente em home office, recuando de 38% em fevereiro para 14% em abril. Vale lembrar que em novembro de 2020 este percentual estava em 55%.

Ainda referente a essa questão, 42% das empresas estão adotando o regime híbrido, com home office parcial.

Este levantamento também identificou que a maior parte das entrevistadas, ou seja, 71% das empresas pesquisadas já iniciaram o retorno ao regime presencial, mesmo que seja de forma híbrida.

Para 11% das empresas, o retorno acontecerá ainda no 1º semestre deste ano. Outras 9% de entrevistadas estão acompanhando a evolução de novos casos de Covid-19 para definirem essa data. Ainda nesta questão, 7% estão sem previsão de data e 2% não adotaram o home office.

Confira o estudo completo