Notícias | Cargill: Trabalhadores reafirmam posição e SINTPq buscará mediação na justiça

Cargill: Trabalhadores reafirmam posição e SINTPq buscará mediação na justiça

Caso a empresa mantenha sua postura intransigente, outra assembleia será convocada para que os empregados decidam sobre a instauração de greve

24/01/2023

Continuando a assembleia permanente iniciada ontem, os profissionais da Cargill rejeitaram novamente a contraproposta da empresa nesta terça-feira, dia 24. Com esse resultado, o SINTPq solicitará uma mediação com a empresa no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Na mediação a ser marcada, o sindicato espera que a Cargill avance em sua contraproposta. Ano após ano, a empresa acumula lucros expressivos enquanto as condições de trabalho seguem estagnadas. Já passou da hora de os trabalhadores e trabalhadoras, responsáveis diretos pelos resultados positivos da Cargill, serem devidamente valorizados. Com isso em mente, vale reforçar as reivindicações definidas pelos funcionários:

  • Recomposição inflacionária pelo INPC mais 1% de aumento real nos salários
  • Reajuste do Vale Alimentação para R$ 300,00
  • Um dia de folga no mês do aniversário do funcionário
  • Concessão de auxílio creche também para pais
  • Ampliação da licença paternidade para 20 dias

O SINTPq também solicitará à Cargill que, por liberalidade, implemente o reajuste já oferecido (INPC nos salários e 1% de aumento real no VA). A concordância da empresa seria um importante passo rumo a um desfecho positivo. De toda forma, a retroatividade dos reajustes já está garantida, independentemente do momento em que a campanha salarial for concluída.

Assim que houver novidades nos trâmites da negociação, os profissionais da Cargill serão informados. Caso a empresa mantenha sua postura intransigente, outra assembleia será convocada para que os empregados decidam sobre a instauração de greve. Esse seria o último recurso dos trabalhadores e, para que ele não seja necessário, o SINTPq espera que a Cargill reveja sua postura e melhore suas condições.