Notícias | CNPEM oferece reajuste abaixo da inflação e SINTPq convoca assembleia para 24/08

CNPEM oferece reajuste abaixo da inflação e SINTPq convoca assembleia para 24/08

A direção do Centro finalmente apresentou sua contraproposta, que sequer contempla a inflação do último período, limitando-se a 5% de reajuste salarial perante uma inflação galopante de 8,99% (IPCA).

17/08/2021

Nos últimos dias, SINTPq e CNPEM deram continuidade às negociações da campanha salarial 2021/22. Com isso, a direção do Centro finalmente apresentou sua contraproposta, que sequer contempla a inflação do último período, limitando-se a 5% de reajuste salarial perante uma inflação galopante de 8,99% (IPCA). Os demais itens da proposta podem ser conferidos no documento disponível no link.

Diante dessa postura do Centro, que insiste em defasar os salários dos seus profissionais, o SINTPq convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras para deliberar a aprovação ou recusa das condições oferecidas. Para isso, será realizada assembleia no dia 24/08, às 8h, em frente ao antigo prédio do LNLS (atual administrativo) com transmissão simultânea no Microsoft Teams: https://bit.ly/AssembCNPEM24l08l21

É importante lembrar que a direção do Centro não garantiu a data-base. Dessa forma, benefícios podem ser suprimidos e eventuais reajustes poderão ser aplicados sem retroatividade. Essa postura do CNPEM, que tenta pressionar os funcionários a aceitarem qualquer proposta de imediato, força a discussão de medidas mais rápidas e enérgicas. Por isso, a assembleia também discutirá a possibilidade de deflagração de estado de greve e dissídio coletivo.

Como se a defasagem salarial não fosse suficiente, a contraproposta do CNPEM também não contempla a correção das faixas salariais da tabela de benefícios. Dessa forma, muitos profissionais poderão ser enquadrados em faixas mais altas, sofrendo descontos maiores.

Durante as negociações, o CNPEM alegou limitações financeiras para não recompor a inflação. Entretanto, os trabalhadores sabem que novas contratações estão ocorrendo e seguem previstas. Portanto, ampliar o quadro funcional enquanto penaliza os atuais profissionais parece ser a lógica do Centro.

Certamente, nenhum trabalhador e trabalhadora do CNPEM se esqueceu que o reajuste de 2020 foi de 0%. Essa lembrança deve aparecer a cada ida ao supermercado, a cada conta de luz e a cada aumento na mensalidade escolar dos filhos, no plano de saúde da família e em tantos outros custos cotidianos.

Os prejuízos são muitos e caberá aos trabalhadores e trabalhadoras decidir: seguir na luta ou aceitar mais retrocessos. Traga suas avaliações para a assembleia, convide seus colegas e não fique de fora desse momento decisivo. Outra forma de contribuir com o processo é enviando suas sugestões e impressões sobre o cenário da campanha salarial para o e-mail [email protected]. Sua mensagem será mantida em sigilo.