Notícias | CPQD não garante manutenção do teletrabalho e assembleia é marcada para 10/01

CPQD não garante manutenção do teletrabalho e assembleia é marcada para 10/01

As condições apresentadas pelo CPQD mantêm o reajuste apenas pelo IPCA nos itens econômicos

04/01/2024

Com a formalização da nova contraproposta do CPQD, o SINTPq agendou assembleia (presencial e on-line) para 10/01, às 8h30, no auditório do Centro e pelo link: https://bit.ly/CPQDAssemb100124

As condições apresentadas pelo CPQD mantêm o reajuste apenas pelo IPCA nos itens econômicos. A única mudança ocorreu na redução dos valores da TTPM, uma reivindicação antiga do SINTPq e dos trabalhadores.

A melhora na TTPM é um avanço muito importante, que beneficia todos os funcionários e funcionárias. Entretanto, essa conquista está sendo custeada com o corte no auxílio home office. Apesar desse benefício não abranger todos os empregados, como ocorre com a redução da TTPM, sua extinção representa um retrocesso e acende o alerta sobre o fim do regime híbrido.

Durante as negociações, o SINTPq propôs que o CPQD se comprometesse formalmente a manter o regime híbrido. Essa seria uma forma de compensar o fim do auxílio mensal. A direção do Centro, por sua vez, não aceitou assumir esse compromisso. Dessa forma, é impossível não fazer o questionamento: O fim do benefício seria a primeira etapa da extinção definitiva do teletrabalho no CPQD?

Se por um lado o Centro não quis se comprometer com o home office, por outro a diretoria formalizou uma carta compromisso garantindo a apresentação de uma proposta de PPR (Programa de Participação nos Resultados) e de plano de carreira até março/2024. Já em relação à assistência médica, uma questão central para os trabalhadores, o CPQD não aceitou abrir negociação.

A atual contraproposta do CPQD não contempla tópicos extremamente importantes, como aumento real e plano de saúde. Além disso, a aprovação das atuais condições pode representar o fim do regime híbrido muito em breve. Portanto, é importante que os trabalhadores e trabalhadoras avaliem atentamente as condições e participem ativamente do processo de decisão.

Confira os documentos apresentados pelo CPQD, faça sua avaliação e manifeste seu voto na assembleia:

CONTRAPROPOSTA CPQD

CARTA COMPROMISSO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, inclusive São Paulo, convoca todos os trabalhadores do CPQD para Assembleia Setorial, a ser realizada em 10 de janeiro de 2024, quarta-feira, de forma presencial, no endereço Rua Doutor Ricardo Benetton Martins, 1000, Parque II, Campinas - SP, e também através de plataforma virtual e por meio remoto, pelo link: https://bit.ly/CPQDAssemb100124, às 8h30, para deliberar sobre a seguinte pauta: 1) Deliberação e votação para aprovação ou recusa da contraproposta da empresa para a Campanha Salarial 2023/2024 2) Outros assuntos.

Fica estabelecido que, não havendo quórum, a Assembleia será realizada em segunda convocação, 15 minutos após a primeira chamada, com qualquer número de presentes.

Campinas, 4 de janeiro de 2024.
José Paulo Porsani - Presidente SINTPq