Notícias | CPQD: Reajuste do plano médico será de 14% e coparticipação seguirá em 15%

CPQD: Reajuste do plano médico será de 14% e coparticipação seguirá em 15%

O valor é consideravelmente inferior aos inicialmente sugeridos pela operadora, mas ainda está acima do último reajuste salarial (10,67%)

20/04/2022

Na terça-feira, dia 19, o CPQD comunicou o SINTPq sobre o resultado das negociações com a Unimed. O reajuste foi definido em 14%. O valor é consideravelmente inferior aos inicialmente sugeridos pela operadora, mas ainda está acima do último reajuste salarial (10,67%), o que acarreta em diminuição do salário líquido.

A cada ano, a Unimed tenta majorar o plano em patamares inviáveis para os trabalhadores. O sindicato não participa das tratativas com a operadora, mas dialoga com o CPQD durante todo o processo reforçando que os aumentos não devem superar os reajustes salariais. Apesar desse objetivo não ter sido alcançado plenamente, uma importante vitória foi obtida: a coparticipação dos usuários ativos permanecerá em 15%. O acordo assinado pelo sindicato com o CPQD previa o aumento para 30% a partir de maio, mas com muito diálogo foi possível manter os índices atuais.

Os próximos passos do SINTPq serão na direção de cobrar as promessas feitas pelo Centro na última campanha salarial. São elas: garantir a participação dos trabalhadores nas discussões do plano de carreira, debater a situação do InovaPrev e discutir uma nova tabela TPPM que possa recuperar o salário líquido dos funcionários.

A direção do sindicato manterá o diálogo com o CPQD e seguirá aberta para ouvir as opiniões dos trabalhadores e trabalhadoras. Caso tenha considerações, não deixe de entrar em contato pelos canais do SINTPq. O sindicato é um agente da vontade dos empregados, por isso, o engajamento e participação de cada um é fundamental.