CS 2012/2013: hora de acertar as contas
eçaram a chegar às propostas de reivindicações de trabalhadores com data-base em novembro. E, por incrível que pareça, muitas das cobranças são por benefícios prometidos - como plano de cargos, carreiras e salários não implantado e coisas básicas como transporte e alimentação adequados. Se você é trabalhador das empresas: Cargill, Daitan Labs, Facti, CPqD, Fitec, Freescale, Eldorado, Monsanto, Sidi, e Venturus ainda dá tempo de enviar suas propostas para o SINTPq pelo e-mail CS2012@sintpq.org.br indicando empresa em que trabalha.
As solicitações que chegarem serão levadas a assembleia para votação e, caso aprovadas, irão para a mesa de negociação. O profissional é quem mais sabe o que é necessário para o seu trabalho.
Campanhas em andamento
As negociações e assembleias continuaram e os servidores do CTI (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer) ganharam o apoio do deputado federal Newton Lima, que enviou à Ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, ofício a favor dos servidores e de seus pleitos.
Já para quem está no CNPEM a direção gerou desconforto ao dizer que vai descontar em holerith as horas negativas do banco. O SINTPq se reuniu com a direção na sexta, dia 17, e ficou acordado que não haverá descontos de horas no salário de agosto e o continuará a negociação sobre o saldo negativo. Em relação a campanha salarial, direção e sindicato não chegaram a um acordo sobre o índice de reajuste salarial e nova reunião está agendada para o próximo dia 24. O impasse maior até o momento é o aumento real.
Nas Softex Nacional, a contraproposta dos trabalhadores elaborada na assembleia do dia 30/07 foi enviada para a diretoria. Agora, é necessário aguardar o posicionamento da empresa. Na Softex Núcleo Campinas a assembleia de ontem, dia 16, recusou a proposta da empresa de aumento real de 1% e produziu um nova contraproposta.
A Facti teve reunião inicial da Campanha com os profissionais locados na Lanagro durante a segunda, agora as sugestões para a pauta serão unidas das que surgirem dos funcionários que locados no CTI, o que deve ocorrer dia 30 as 15h.
Na Fundepag a assembleia aconteceu dia 20 e os trabalhadores decidiram por aguardar a audiência, agendada para dez de outubro, sobre a representação sindical.
Os trabalhadores do IPT aprovaram a pauta negociada com a direção da empresa que ofereceu 1,94% de aumento real, que agora será levada ao Governo do Estado de São Paulo para avalição. Sendo aprovada pelo governo, o ACT 2012/2013 estará fechado.
Os trabalhadores da Japh elaboraram sua proposta que será encaminhada para a direção da empresa se posicionar.
No CPqD iniciamos a CS 2012/2013, aguardando o julgamento do dissídio pelo Tribunal Regional do Trabalho, que ainda não tem data para acontecer.
Para Cargill, Daintan, Fitec, Freescale, Eldorado, Monsanto, Sidi, Sidia, Venturus e CPqD está aberta a colaboração para a pauta de reivindicação por e-mail CS2012@sintpq.org.br e até a data das assembleias iniciais, que já estão sendo agendadas.
Veja também
Retrospectiva SINTPq: lutas, conquistas e defesa da ciência em 2025
15/12/2025O ano de 2025 foi marcado por uma intensa atuação do SINTPq (Sindicato dos Trabalhadores ...
Retirada da autarquização da pauta do Consu reforça pressão de trabalhadores e do SINTPq por debate transparente
03/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / Unicamp O SINTPq, em conjunto com trabalhadoras e trabalhadores da Funcamp, ...
Acordo federal reforça CNPEM como núcleo estratégico do SUS e amplia capacidade cientÃfica
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / CNPEM O governo federal formalizou, na semana passada, um termo aditivo ...











