Notícias | CTC: Sindicato e empresa concluem redação do ACT

CTC: Sindicato e empresa concluem redação do ACT

01/03/2016

O SINTPq se reuniu com o CTC na manhã de ontem, dia 29, para discutir pontos divergentes entre as partes na redação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos trabalhadores da empresa. O documento agora será registrado no Ministério do Trabalho.

O encontro ratificou ainda que, durante o ano, novas reuniões serão realizadas para tratar das demandas assumidas em carta compromisso do CTC (veja íntegra).

Em relação ao registro de ponto por exceção foi definido que o jurídico do SINTPq e do CTC irão se reunir nas próximas semanas a fim de discutir soluções para o assunto. O Ministério Público do Trabalho tem questionado a empresa sobre a prática.

Licença maternidade de 180 dias

Infelizmente a direção do CTC recuou e não garantiu a extensão da licença maternidade para 180 dias. A justificativa, segundo o CTC, é a negativa do seu Conselho Administrativo.

Para o sindicato é difícil entender como uma empresa conceituada, que trabalha com tecnologia de ponta, caminha na contramão dos avanços sociais conquistados pela sociedade, como, por exemplo, a aprovação neste mês pelo Senado Federal do Estatuto da Primeira Infância que, além de reforçar a licença maternidade em 180 dias, amplia o período da licença paternidade para 20 dias.

O SINTPq argumentou em todas as negociações que a medida não tem impacto financeiro para a empresa, uma vez que há compensação em impostos, e que o benefício seria muito positivo nas relações de trabalho.

Faltou sensibilidade da empresa nas demandas relativas às suas trabalhadoras. Essa é uma luta fundamental para as relações sindicais e, com certeza, em todas as reuniões entre SINTPq e CTC cobraremos avanços neste assunto.

Junte-se ao SINTPq nesta luta!

Com o fim da nossa campanha salarial é chegada a hora de realizarmos uma avaliação de seus resultados ante as demandas e barreiras apresentadas, analisando o papel do sindicato, a participação dos trabalhadores, os resultados práticos obtidos, a filiação dos funcionários ao SINTPq e outros itens fundamentais para conquistarmos melhorias nas relações de trabalho no CTC.

Essa avaliação irá balizar nossa próxima campanha salarial, portanto, consideramos como muito importante o feedback dos trabalhadores. Envie sua opinião para [email protected]

Convidamos ainda a todas e todos a conhecer mais sobre o sindicato. Nossa história, nossos convênios, nossas bandeiras de luta e compromisso com os trabalhadores em pesquisa, ciência e tecnologia. Acesse www.sintpq.org.br e filie-se.