Em dez anos, percepção dos consumidores piora quanto aos serviços de telecomunicações
A pesquisa de satisfação divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que houve uma piora generalizada na avaliação dos serviços de telecom entre 2002 e 2012, sendo que o índice geral de satisfação ficou em 58,8, numa escala de 0 a 100. Confira abaixo a notícia publicada no Portal TeleSíntese:
Anatel aponta necessidade de entender melhor cada uma das demandas do consumidor para aprimorar ações
Por Marina Pita
e Roberto Pinto Martins, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, o resultado da comparação dos estudos não indica que os serviços pioraram, mas que a percepção do consumidor, essa sim, piorou. Ele lembrou que o cenário de telecomunicações brasileiro mudou complemente em uma década e que isso precisa ser considerado na comparação, mas frisou que mesmo no caso de orelhões - um serviço que permanece praticamente inalterado - o índice piorou.
A possibilidade dos usuários terem elevado o nível de exigência dos serviços em dez anos foi levantada como explicação para o fenômeno, durante coletiva de imprensa da Anatel para apresentação dos números. Mas, na avaliação de Martins, mesmo que se tome esta hipótese como verdadeira, os resultados levam a pelo menos um entendimento: as prestadoras de serviço não acompanharam o avanço da expectativa do consumidor.
Para o superintendente de controle de obrigações da Anatel, com os dados em mãos, a agência precisa se debruçar na pesquisa para entender nos detalhes o que aconteceu e trabalhar, juntamente com as empresas, para contornar a situação. "Tenho certeza que as empresas não querem clientes insatisfeitos", declarou.
[imagefield_assist|fid=3173|preset=fullsize|lightbox=true|title=|desc=|link=none|align=center|width=540|height=278]
Fonte: Portal TeleSíntese - www.telesintese.com.br (escritor por Marina Pita)
Veja também
SINTPq entra em recesso de fim de ano
19/12/2025O SINTPq encerra as atividades de 2025 após um ano marcado por mobilizações, conquistas e ...
Mulheres ainda ganham menos, alerta SINTPq
19/12/2025Por Suelen Biason Fonte: Imagem gerada por IA Mesmo dois anos após a entrada em vigor ...
Retrospectiva SINTPq: lutas, conquistas e defesa da ciência em 2025
15/12/2025O ano de 2025 foi marcado por uma intensa atuação do SINTPq (Sindicato dos Trabalhadores ...











