Notícias | Em negociação com o SiDi, SINTPq consegue melhorias para os profissionais desligados

Em negociação com o SiDi, SINTPq consegue melhorias para os profissionais desligados

Fim do café da manhã na empresa e home office foram outros temas abordados

07/08/2023

unnamed_6

Na manhã desta segunda-feira, dia 7, o SINTPq realizou reunião com o SiDi para tratar dos recentes desligamentos. O sindicato foi representado pelo seu presidente José Paulo Porsani e pelos dirigentes sindicais Régis Carvalho e Eduardo Seiti, que também é profissional do SiDi. Desde a última reunião, o SINTPq tem cobrado melhores condições para os trabalhadores, assegurando benefícios que amenizarão o impacto das demissões.

O SIDI garantiu que todos os desligados recentemente que tenham mais de 10 anos de casa terão o plano médico assegurado por mais seis meses. Profissionais com menos de dez anos na empresa terão extensão por três meses. O prazo do seguro médico ampliado contará a partir do término do aviso prévio, mesmo para os empregados que não cumpriram o mesmo.

A empresa também concordou em fazer o pagamento de uma gratificação para todos que não foram desligados por desempenho. Segundo o SiDi, o montante pago será muito próximo do valor que esses funcionários receberiam como prêmio anual caso seguissem na ativa.

A direção do SINTPq entende que nada supera o impacto negativo de uma demissão. Mesmo assim, as garantias alcançadas serão muito importantes neste momento difícil. Também é válido ressaltar que, em caso de rescisão, as empresas não possuem nenhuma obrigação legal para além do previsto na CLT. As melhorias obtidas foram fruto da negociação e do trabalho sindical desempenhado pelo SINTPq.

Café da manhã e home office

Os representantes do SINTPq aproveitaram a reunião para transmitir as recentes reclamações sobre o fim do café da manhã na empresa e a questão do home office. Além disso, o sindicato adiantou que pretende tratar esses itens na campanha salarial para que passem a constar no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

É importante salientar que benefícios que não constam no ACT e no contrato individual de trabalho podem ser alterados ou removidos a qualquer momento, conforme decisão das empresas. Justamente por isso, o ACT e o trabalho sindical nas negociações coletivas são tão importantes. Você pode contribuir para que esse trabalho seja ainda melhor. Filie-se ao SINTPq e fortaleça essa luta.