Imposto sindical volta para carteira
Já começou a devolução dos 60% do imposto sindical para os associados do SINTPq. Os trabalhadores da Ergostech receberam no dia 23 durante a assembleia de início da Campanha Salarial 2012.
A devolução é feita em dinheiro diretamente ao associado e as assembleias serão o momento prioritário para o reembolso. Nas três empresas de São Paulo, duas - IPT e Instituto Royal - também já receberam..
O Imposto Sindical, recolhido de todos os trabalhadores do Brasil no mês de março, é ressarcido pelo Sindicato prioritariamente por meio dos próprios diretores, com prévio agendamento em cada empresa.
Para efetivar a devolução, o Sindicato solicitou às instituições os dados sobre os pagamentos: o valor descontado de cada trabalhador. A devolução é realizada porque o Sindicato defende que o sustento do movimento venha de forma consciente, ou seja, pela livre opção do trabalhador de se sindicalizar e contribuir financeiramente com a associação.
Os 40% que não são devolvidos são destinados às federações, confederações, as centrais sindicais e à Conta Especial Emprego e Salário. Quem se sindicalizar até o dia 30 de maio também receberá o retorno.
Os trabalhadores das empresas com situações atípicas – Venturus e Fundepag – não terão a devolução do imposto, pois os valores não foram repassados ao Sindicato.
Veja também
SINTPq participa de reunião em BrasÃlia e reforça defesa da previdência complementar no CPQD
09/04/2026Foto: Divulgação O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo ...
SINTPq garante adiamento do corte da periculosidade na Amazul após articulação em BrasÃlia
08/04/2026Foto: Agência Brasil O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São ...
Unicamp abre inscrições para projeto Meninas SuperCientistas 2026
08/04/2026Foto: Arquivo / IC Unicamp A Universidade Estadual de Campinas abriu inscrições para a edição 2026 ...













