Notícias | Proposta do CPQD é aprovada e assembleia encerra campanha salarial

Proposta do CPQD é aprovada e assembleia encerra campanha salarial

Um melhoria muito pleiteada pelos empregados foi alcançada nesta negociação coletiva: a reformulação da tabela de participação nos benefícios

10/01/2024

Durante assembleia na manhã desta quarta-feira, dia 10, os trabalhadores aprovaram a contraproposta do CPQD para a campanha salarial. Com o resultado, o Acordo Coletivo de Trabalho será assinado e registrado. Ainda neste ano, em agosto, sindicato e funcionários voltarão a se reunir para construir a campanha salarial 2024/25.

Conforme manifestado pelo SINTPq e por diversos empregados, apesar da proposta ter sido aprovada, ficou claro que pontos importantes da mesma deixaram a desejar. A ausência de aumento real, o fim do auxílio home office e a não renegociação da assistência médica são pontos negativos que devem ser destacados. Para a próxima campanha salarial, será fundamental retomar a discussão desse tipo de item junto ao CPQD.

Felizmente, uma melhoria muito pleiteada pelos empregados foi alcançada nesta negociação coletiva: a reformulação da TTPM. Os descontos foram diminuídos e profissionais que tinham descontos de 5% passaram para 1%, por exemplo. Isso representa um maior salário líquido para todos os profissionais.

O CPQD também formalizou uma carta compromisso garantindo a apresentação de uma proposta de remuneração variável e de plano de carreira no primeiro semestre. A direção do SINTPq acompanhará esse processo e cobrará do Centro o cumprimento integral desses compromissos.

Em agosto, os trabalhadores e trabalhadoras serão convidados para participar novamente da campanha salarial. Visando melhorar os processos de votação, caso o CPQD aceite compartilhar nome e e-mail profissional dos trabalhadores, o SINTPq estudará a contratação de uma empresa especializada em votações virtuais baseadas em cadastro prévio.

Por fim, o SINTPq agradece a participação de todos e todas. Foi um longo processo negocial, com diversas reuniões e uma proposta inicial muito aquém do ideal. Com muito empenho, foi possível melhorar as condições iniciais. No próximo período, é importante manter a mobilização e a união, buscando garantir o cumprimento da carta compromisso e novas conquistas na campanha salarial 2024/25.