Notícias | SINTPq discute demissões em reunião com o SiDi

SINTPq discute demissões em reunião com o SiDi

O sindicato criticou a forma como o processo foi conduzido, sem diálogo prévio com a entidade representativa dos trabalhadores

27/07/2023

reuniao

Na manhã desta quinta-feira, dia 27, o SINTPq realizou reunião com o SiDi para tratar das recentes demissões. O sindicato foi representado pelo seu presidente José Paulo Porsani, juntamente com os dirigentes sindicais Régis Norberto Carvalho e Eduardo Seiti, que também é profissional da empresa. Os representantes do SiDi confirmaram um total de 19 desligamentos, afirmando que parte foi motivada por avaliação de performance, enquanto que outras foram decorrência da redução de recursos em determinados projetos.

Durante a conversa, os dirigentes sindicais reivindicaram que os profissionais demitidos tenham sua assistência médica garantida por, no mínimo, mais seis meses. Além disso, o SINTPq solicitou que, caso ocorra pagamento do prêmio, os devidos valores sejam pagos também aos desligados, de forma proporcional.

A empresa afirmou que, havendo prêmio neste ano, os demitidos por avaliação de desempenho não receberão qualquer valor. Em relação aos demais, a direção do SiDi disse que estudará a possibilidade juntamente com a proposta de extensão do plano médico. Uma nova reunião entre as partes deve ocorrer na próxima semana.

O sindicato criticou a forma como o processo foi conduzido, sem diálogo prévio com a entidade representativa dos trabalhadores. Conforme decisão do STF, demissões em massa devem ser negociadas com os sindicatos e, no entendimento do jurídico do SINTPq, o corte praticado pelo SiDi se enquadra nessa determinação.

Os representantes da empresa, por sua vez, alegaram que não houve contato prévio por não considerarem se tratar de uma demissão em massa. Ao ser questionada sobre mais desligamentos, o SiDi afirmou que não há previsão para tal. Entretanto, não foi dada nenhuma garantia oficial de que não ocorrerão novos cortes.

Após a reunião a ser marcada na próxima semana, o SINTPq trará atualizações aos funcionários. Até lá, dialogue com o dirigente sindical Eduardo Seiti e não deixe de compartilhar informações que considerar importantes. O objetivo do sindicato é evitar novas demissões e garantir melhores condições aos profissionais desligados.