Notícias | SINTPq solicita reunião com o SiDi para discutir retorno ao trabalho presencial

SINTPq solicita reunião com o SiDi para discutir retorno ao trabalho presencial

Os trabalhadores e trabalhadoras serão informados pelo SINTPq sobre o retorno dado pelo SiDi

26/06/2023

Com base no debate feito com os trabalhadores na assembleia de terça-feira, dia 20, o SINTPq encaminhou um ofício ao SiDi solicitando a abertura de negociações. No documento, o sindicato apresenta duas reivindicações definidas pela assembleia:

1. Que a empresa retire a obrigatoriedade de 3 dias de presença no escritório para trabalhadores contratados na modalidade híbrida de trabalho, retomando a situação anterior de recomendação de 2 dias presenciais.

2. Que a empresa estabeleça critérios claros e objetivos para a mudança para a modalidade de trabalho totalmente remoto, determinando características como distância mínima do escritório — por exemplo, apenas trabalhadores que morem a mais de 50 km de distância. 

Além das reivindicações, o SINTPq apresentou ao SiDi pontos importantes manifestados pelos trabalhadore e que merecem a devida atenção, sendo eles:

• Insegurança e insatisfação pela forma que as mudanças foram implementadas: aviso da necessidade de presença física no escritório com apenas 2 semanas de antecedência, incluindo pessoas que não moram mais em Campinas, e que estão sendo forçadas a discutir acordos de presença menor (menos de 3 dias no escritório) ou maior prazo para mudança, sem garantias.

• Possível falta de transparência nas ações, muitas vezes dificultando o planejamento familiar: de repente, num prazo de 2 semanas, as pessoas são obrigadas a estarem presentes 3 dias por semana no escritório, algumas vezes partindo de uma situação em que estavam totalmente remotas. Alguma garantia que daqui a poucos meses serão obrigadas a estarem 4 dias no escritório, ou mesmo forçadas a assinar um contrato presencial? E quem está hoje na modalidade remota, vai ter que mudar?

• Insuficiência do apoio financeiro oferecido para o translado até o escritório: o valor de transporte UBER, oferecido pela empresa para o translado ao escritório — levando-se em conta que durante a pandemia o transporte por ônibus fretado foi extinto — não é suficiente para o translado de pessoas que moram em outras cidades.

• Não cumprimento de promessas de mudança para a modalidade de trabalho totalmente remota, feitas durante o período da pandemia, ou até mesmo durante o momento da contratação.

• A insatisfação pelo processo de negociação individual que está sendo feito com aqueles que se recusam a assinar o novo contrato de trabalho, não somente pela insegurança dos acordos oferecidos apenas verbalmente, mas também por indicações de avaliação negativa de performance, ou mesmo não atribuição a novos projetos.

• Entendimento de que o retorno ao escritório foi forçado sem existir uma infraestrutura adequada para o novo número de trabalhadores, e que o trabalho executado de forma remota apresentou, durante toda a pandemia, e continua a apresentar resultados, em muitas situações, melhores do que o trabalho executado dentro do escritório.

• Entendimento de que sem a obrigatoriedade de presença 3 dias no escritório muitas pessoas têm uma melhoria na sua qualidade de vida.

Os trabalhadores e trabalhadoras serão informados pelo SINTPq sobre o retorno dado pelo SiDi. Até lá, mantenha contato com o diretor sindical Eduardo Seiti e dialogue com os seus colegas sobre esse importante debate. O engajamento coletivo é fundamental para que o sindicato avance nas tratativas com a empresa.