Tecnologia inercial feita no Brasil é exibida em feira internacional
dana, sans-serif; font-size: 12px;">A primeira mesa inercial fabricada no Brasil foi apresentada na edição 2013 da Feira Internacional de Defesa e Segurança (LAAD), ocorrida no Rio de Janeiro. O evento é considerado o maior da América Latina no setor de tecnologia e serviços para defesa e segurança corporativa.
Os equipamentos semelhantes utilizados no país são, em sua maioria, importados de uma empresa da Suíça e, consequentemente, muito caros. A empresa fabricante (Infax) recebeu apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A mesa é essencial para garantir o alto grau de precisão dos sensores inerciais. A principal função da tecnologia inercial é encontrar um caminho ou, pelo menos, ajudar a não perdê-lo. Presente nas indústrias robótica, aeronáutica, automobilística e de eletrônicos de consumo, o estudo da engenharia inercial também é considerado estratégico para as indústrias espacial e de artefatos de defesa. Sistema
Existem diversos tipos de sistemas inerciais, com aplicações civis e militares. Na indústria automobilística, eles são usados para regular os robôs que aplicam freios ABS, air-bags e controles de estabilidade nos veículos. Também têm ampla utilização na prospecção de petróleo, principalmente em águas profundas - são esses sistemas os responsáveis por guiar a broca perfuradora e os robôs utilizados neste tipo de operação. Já no âmbito militar, a tecnologia inercial tem papel importante em projetos de lançadores (foguetes ou mísseis) no direcionamento a um determinado alvo.
A mesa da Infax tem a função de testar os sensores e plataformas inerciais. Com um peso aproximado de 600 kg, ela gira em torno de dois eixos de movimento, podendo dar infinitas voltas, em sentido horário, anti-horário e de forma independente.
Veja também
SINTPq entra em recesso de fim de ano
19/12/2025O SINTPq encerra as atividades de 2025 após um ano marcado por mobilizações, conquistas e ...
Mulheres ainda ganham menos, alerta SINTPq
19/12/2025Por Suelen Biason Fonte: Imagem gerada por IA Mesmo dois anos após a entrada em vigor ...
Retrospectiva SINTPq: lutas, conquistas e defesa da ciência em 2025
15/12/2025O ano de 2025 foi marcado por uma intensa atuação do SINTPq (Sindicato dos Trabalhadores ...











