Notícias | Trabalhadores do IPT iniciam greve por reajuste salarial

Trabalhadores do IPT iniciam greve por reajuste salarial

O governo estadual diz valorizar a ciência, mas está oferecendo 0% de reajuste nos salários e benefícios dos pesquisadores do IPT, justamente em meio a uma disparada na inflação

26/07/2021

whatsapp_image_2021-07-26_at_08-13-15_3

 

Teve início hoje a greve dos trabalhadores do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). A contraproposta oferecida na campanha salarial 2021/22 foi de 0% de reajuste pelo terceiro ano consecutivo. Os profissionais protestaram em frente ao instituto para reivindicar seus direitos. 

O governo estadual diz valorizar a ciência, mas não quer reajustar os salários e benefícios dos pesquisadores do IPT, justamente em meio a uma disparada na inflação. O SINTPq (Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia) e os funcionários não permaneceram inertes diante desta situação. Em assembleia no dia 28 de junho, foi aprovado indicativo de greve para hoje (26/07).

No dia 21/07, sindicato e IPT realizaram audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Durante a mediação, o instituto seguiu a orientação do Governo do Estado de São Paulo e ambas as partes se mantiveram intransigentes na proposta de 0% de reajuste. Como se o congelamento salarial não fosse descaso suficiente, IPT e governo estadual também se recusaram a conceder o comum acordo para instauração de dissídio coletivo. 

Os trabalhadores deliberaram que o movimento continuará amanhã, às 8h, com uma nova assembleia para definir os próximos passos. O sindicato já está encaminhando junto ao seu jurídico a abertura do processo do dissídio coletivo de greve.