Notícias | Von Braun não apresenta contraproposta e emperra campanha salarial

Von Braun não apresenta contraproposta e emperra campanha salarial

Visando a convocação de nova assembleia, o sindicato solicitou a formalização das condições oferecidas

19/07/2022

Na reunião de negociação ocorrida em 01/07, o representante do Von Braun informou que a empresa não aceitou nenhuma das reivindicações dos trabalhadores por entender que não se justificam. Ele ponderou ainda que as reivindicações são de uma “minoria” e que a “meritocracia” atende aqueles que desempenham bem seu trabalho no Von Braun.

O sindicato ponderou que justificativas não faltam para as reivindicações dos funcionários, haja vista os aumentos nos alimentos e contas fixas das famílias (aluguel, água, energia, internet, combustível), que corroem os salários e diminuem em muito o poder de compra.

Em relação ao reajuste, foi sinalizado — sem formalização — que o índice para recomposição dos salários será o IPCA da data-base (agosto), mas que será aguardada a divulgação desse índice.

Para que uma assembleia seja convocada, o sindicato solicitou a formalização da contraproposta. A empresou respondeu afirmando já havia feito a formalização via ofício. Entretanto, nesse documento consta o seguinte conteúdo:

Em resposta ao documento prévio do ACT (ACORDO COLETIVO DE TRABALHO) 2022/2023, o CENTRO DE PESQUISAS AVANCADAS WERNHER VON BRAUN - CNPJ nº 04.783.281/0001-57, se compromete com o Sindicato – SINTPq:

• Garantia da data-base para 01 de agosto de 2022;

• Manutenção do atual Acordo Coletivo até a celebração do Acordo 2022/2023;

• Agendamento de reunião para início das negociações.

Ademais, ressalto que a primeira proposta enviada pelo Sindicato no dia 30 de maio de 2022 foi recusada.

O sindicato entende que, de fato, não foi formalizada nenhuma contraproposta nesse documento. Dessa forma, submeter aos trabalhadores uma resposta vaga, que não apresenta minimamente qual índice será aplicado, inviabiliza a tomada de qualquer tipo de decisão.

Por fim, o SINTPq lamenta a forma inflexível com que o Von Braun, na figura do seu negociador, trata o maior patrimônio da empresa, seus trabalhadores e trabalhadoras.